11/08/2008

Águas Calientes – Cuzco – Arequipa 26/01



As 4h 30 min da manhã acordamos e jogamos tudo na mochila para pegar o trem. Tomamos o café da manhã meia boca do hotel e descemos as ladeiras correndo até a estação. O dia ainda estava escuro e chuvoso, sem ninguém andando pelas ruas. Enfiamo-nos na primeira fila que vimos pela frente na esperança que dali entraríamos no trem. Quando demos por nós, estávamos na fila errada, e muito longe da estação (motivo: a estação de desembarque fica em um lugar; a de embarque em outro. Se você não imaginar que isso possa acontecer, pode passar pelo mesmo apuro). Tomamos um baita susto e saímos correndo perguntando para onde teríamos que ir. Após muitas explicações confusas, percebemos que faltavam apenas 5 minutos para o trem partir. Joguei minha mochila nas mãos do Afonso e subi correndo pelas ladeiras na tentativa de encontrar mais rápido o trem e fazê-lo esperar.
A estação estava escura e confusa, todo o seu comércio e barracas estavam fechados e cobertos com lonas pretas, formando um enorme labirinto. Me perdi do Afonso e comecei a ficar com medo, correndo de um lado para o outro em busca do maldito trem. Quando finalmente cheguei na plataforma, o guarda já estava fechando o portão e comecei a gritar pelo Afonso em plenos pulmões, enquanto implorava para que o guarda me deixasse entrar. Quando o Afonso finalmente apareceu, corremos até o trem, jogamos as mochilas dentro do vagão e pulamos dentro dele segundos antes de começar a andar. Um sufoco! Já nos nossos lugares, ofegantes e desnorteados, percebemos que alguns turistas riam de nossa situação – turistas brasileiros, claro!
Chegando em Ollantaytambo, pegamos um táxi para nos levar até Cuzco e passamos o dia todo sem teto, perambulando pela cidade com as mochilas nas costas, só esperando o horário do ônibus para Arequipa, às 8h da noite. Um dia longo e cansativo: não víamos a hora de dormir e tomar um bom banho. Mas só fizemos isso no dia seguinte, quando por fim colocamos os pés em Arequipa, após 12h de viajem de ônibus na madrugada.


Dica: para viajar de ônibus, escolha a Companhia Cruz del Sur. Os ônibus são modernos, confortáveis (leito no andar de cima e sofá – grandes poltronas de couro, no de baixo), com serviço de bordo, internet sem fio, tv, etc.

Nenhum comentário: