21/02/2008

2º Dia em Isla del Sol 18/01


Acordamos cedo e logo tivemos que fazer checkout no hotel. Felizmente nos deixaram guardar nossas mochilas em um depósito enquanto conhecíamos a ilha. A idéia era caminharmos ate às 3h da tarde, o que nos daria tempo suficiente para buscarmos as mochilas e pegarmos o barco até Copacabana, pois sábado de manhã partiríamos para Cuzco (Peru).
Pegamos uma trilha Inca e fomos seguindo contornando a ilha para o norte. As paisagens eram tão lindas e o dia estava tão claro que nem pensávamos em retornar: era tão bom estar longe do mundo que conhecíamos, que não queríamos ir embora. O vento estava gelado e o ar difícil de se respirar: tivemos que ir bem agasalhados e sempre caminhando depressa. Depois de mais ou menos 4 horas de caminhada difícil, finalmente chegamos até a ponta norte da ilha, e percebemos que não conseguiríamos voltar a tempo para pegar o barco coletivo até Copacabana. E já tínhamos as passagens para Cuzco!
Imediatamente mudamos de trilha e começamos a descer procurando algum vilarejo na beira da praia que tivesse um barco para nos levar até o sul da ilha, onde nossas bagagens estavam guardadas. O problema é que as imagens iam ficando cada vez mais bonitas e exóticas a cada passo. Tínhamos agora encontrado a zona rural da ilha, e a paisagem era uma mistura de plantações, animais, longos caminhos de pedra e pequenos casebres, com o mar azul ao fundo. Após mais uma hora de caminhada chegamos a pequeno vilarejo, onde dividimos um barquinho com mais duas argentinas até o sul. Chegando lá, o Afonso subiu correndo as escadarias atrás das mochilas e conseguimos que o mesmo barqueiro nos levasse até Copacabana. Por sorte uma família muito simpática de bolivianos dividiu o transporte com a gente, pois, não fosse isso, a viagem teria ficado muito cara só para nos dois.
O barco mal andava, e começou a escurecer. Após andar uns 12 km em uma altitude de 4.000 metros, a única coisa que pensávamos era em um prato de sopa quente, um chuveiro e uma cama.
Chegamos a Copacabana à noite, e entramos no primeiro hotel que vimos pela frente. Comemos bem e fomos direto para a cama, pois no dia seguinte a viajem seria muito cansativa.

 Para chegar e sair da Isla del Sol só existe um barco coletivo em dois horários distintos: um a 1h da tarde e o outro às 4h. Se perder o último barco e tiver que sair da ilha, você deverá contratar um privado, o triplo do preço.









Nenhum comentário: